Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Por que somos quem somos?


QUEM SOMOS?

O que nos faz o que somos? Como desenvolvemos nossa criatividade, nossos pensamentos abstratos, nossos medos e até mesmo nossas crenças? Quem ou o que é responsável por isso? O que nos emociona? O que nos individualiza? E de onde vem nossa personalidade?

Ao longo dos anos acreditamos em fenômenos sobrenaturais e forças inexplicáveis, mas afinal, de onde vieram tais capacidades tão distintas e complexas? A resposta, ainda hoje, não está totalmente desvendada, mas sabemos onde está: no Cérebro.

O cérebro é responsável por todas as funções do nosso corpo, desde a ação involuntária de nossos movimentos ao sonho e o sono mais profundo. Os sentidos, os pensamentos e até mesmo a capacidade de se comunicar são desenvolvidas no cérebro, e no sistema nervoso.

NEURÔNIOS

Tudo começa com os neurônios (células cerebrais) que emitem uma corrente elétrica de neurônio para neurônio. Entre cada neurônio há um espaço denominado sinapse, quando um sinal elétrico atinge a extremidade de um neurônio , ele libera determinado componente químico. Em seguida, esse neurotransmissor desloca-se pela sinapse e provoca um novo sinal elétrico e assim sucessivamente. Basicamente é nisso que se resume a atividade cerebral. O cérebro é dividido em hemisférios direito e esquerdo como veremos posteriormente, a conexão entre esses dois hemisférios é feita pela fissura sagital, onde se localiza o corpo caloso. Essa estrutura é que faz a ligação e a troca de informações entre as diversas áreas do córtex cerebral.

CEREBELO E TRONCO

Além dos hemisférios temos dois componentes cerebrais importantes: Cerebelo e Tronco Cerebral.

homem

chimpanzé

CEREBELO

O cerebelo tem a função de coordenar a motricidade, e a manutenção de funções involuntárias e postura corporal.

TRONCO CEREBRAL

No tronco cerebral estão:
- o Bulbo Raquiano (manutenção funções involuntárias);
- o Tálamo (retransmissão dos impulsos elétricos);
- o Mesencéfalo (recebe e coordena informações musculatura e postura);
- e a Ponte de Varólio (liga o córtex cerebral ao cerebelo).

O tronco cerebral conecta o cérebro à Medula Espinal. Mas o que realmente fazem essas correntes elétricas é o que interessa; no nosso sistema nervoso temos áreas específicas para determinados comportamentos e reações, tanto emocionais como físicas, essas áreas são denominadas Lobos.

LOBOS CEREBRAIS

Os lobos são responsáveis por nossos sentidos, nossa personalidade e até mesmo pela nossa interação com o mundo. Uma deficiência em algum dos lobos, pode alterar nossa percepção de mundo e até mesmo criar uma nova personalidade.

LOBOS FRONTAIS

Na parte frontal do cérebro (testa) estão localizados os lobos frontais, constituídos pelo córtex motor, pré-motor e córtex pré- frontal. É nessa área do cérebro que ocorrem o pensamento abstrato, nossas ações e nossos movimentos. Essa é a área do desejo e da vontade abstrata. Ainda não deflagrada em ação. E é também aqui que comandamos nossas ações.

O córtex motor é responsável pela coordenação e controle das motricidades voluntárias. Um trauma nessa área pode ocasionar paralisia ou fraqueza muscular. Como o nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o córtex motor esquerdo é responsável pelo lado direito de nosso corpo e o direito pelo lado esquerdo. O córtex pré-motor é responsável pela nossa aprendizagem motora e pelos movimentos precisos. Um trauma nessa área não provoca uma paralisia como ocorre no motor, mas uma deficiência nos movimentos automáticos. 

O córtex frontal é responsável pelas nossas ações e vontades, pelos nossos sentimentos, pelo nosso julgamento social, pela criatividade e pensamento abstrato, pela nossa fluência de linguagem e pensamento, pelas nossas emoções e atenção. Uma disfunção nessa região nos prende a formação de estratégias “infundamentadas” e errôneas.

LOBOS TEMPORAIS

Acima das orelhas temos os lobos temporais responsáveis por nossos estímulos auditivos. As informações são processadas por associações, permitindo assim reconhecer o que estamos ouvindo.

LOBOS OCCIPITAIS

Na parte inferior do cérebro temos os lobos occipitais responsáveis pelos estímulos visuais, assim como nos lobos temporais, também funciona por meio de associações. Traumas nessa área podem ocasionar a Agnosia: impossibilidade de identificação de coisas já conhecidas.

LOBOS PARIETAIS

Os lobos parietais constituídos do Córtex Somatossensorial são responsáveis pelas nossas percepções de sensações relacionadas ao ambiente. Esse lobo é responsável por toda área do nosso corpo, uma vez que é responsável por percepções como: a dor, o tato e a temperatura.

ÁREA WERNICKE

Os Lobos Temporais, Occipitais e Parietais fazem parte da Área de Wernicke. É nessa área que acontece a compreensão da fala e a organização das palavras.

Graças a esses 100 bilhões de neurônios somos o que somos, pensamos como pensamos, e acreditamos no que acreditamos. 

Criamos leis e crenças, dividimos nosso tempo, nossas tarefas, organizamos nossa vida social, descobrimos meios para chegar a um fim, especulando sobre soluções, fórmulas, estratégias e métodos para viver.

Começamos a ver o mundo com outra perspectiva, e surgirão novas fronteiras, novas perguntas, e consequentemente novas respostas: Quem somos? O que somos nós?

A diferença do nosso cérebro para o cérebro dos demais animais, é de GRAU e não de TIPO... Relitam...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.