Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

A Mulher na Bíblia...




Um peregrino viaja com sua concubina, e foram acolhidos na casa de um Levita... Subitamente, e sem nenhum motivo, os habitantes deste povoado batem á porta, no melhor estilo Ló, e querem abusar sexualmente do peregrino... Por quê? Perguntem a deus... Tempos estranhos... Costumes estranhos... E Ainda são estranhos...

Juízes 19:22
Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos.

Mas o que impressiona é o papel destinado às mulheres nesta cultura, porque o levita pede para pouparem o peregrino, e oferece em troca sua filha virgem e a concubina que acompanhava o peregrino, dizendo “vo-las tirarei fora; humilhai-as a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem não façais essa loucura”... Humilhai-as é particularmente aterrorizante... Isso demonstra o valor que as mulheres tinham nesta sociedade...

Juízes 19:23-24
E o homem, dono da casa, saiu a eles e disse-lhes: Não, irmãos meus, ora não façais semelhante mal; já que este homem entrou em minha casa, não façais tal loucura.
Eis que a minha filha virgem e a concubina dele vo-las tirarei fora; humilhai-as a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem não façais essa loucura.

O grupo recusa a filha do levita, mas leva a concubina, e continua o relato, cada vez mais chocante: "e abusaram dela toda a noite"... Pela manhã, a concubina estuprada por toda a noite por toda a cidade, rasteja até a porta "onde estava seu senhor"... E morre... O levita põe o corpo dela sobre um jumento e vai pra casa... 



Juízes 19:25-28
Porém aqueles homens não o quiseram ouvir; então aquele homem pegou da sua concubina, e lha tirou para fora; e eles a conheceram e abusaram dela toda a noite até pela manhã, e, subindo a alva, a deixaram.
E ao romper da manhã veio a mulher, e caiu à porta da casa daquele homem, onde estava seu senhor, e ficou ali até que se fez claro.
E, levantando-se seu senhor pela manhã, e abrindo as portas da casa, e saindo a seguir o seu caminho, eis que a mulher, sua concubina, jazia à porta da casa, com as mãos sobre o limiar.
E ele lhe disse: Levanta-te, e vamo-nos, porém ela não respondeu; então, levantando-se o homem a pôs sobre o jumento, e foi para o seu lugar.


Então, o peregrino, sem motivação para tal ato, esquarteja o corpo em doze pedaços e os envia a cada uma das doze tribos de Israel... Isto provocará guerras sangrentas, com muitos mortos, mas esta é outra história...



Juízes 19:29-30

Chegando, pois, à sua casa, tomou um cutelo, e pegou na sua concubina, e a despedaçou com os seus ossos em doze partes; e enviou-as por todos os termos de Israel.
E sucedeu que cada um que via aquilo dizia: Nunca tal se fez, nem se viu desde o dia em que os filhos de Israel subiram da terra do Egito, até ao dia de hoje; ponderai isto, considerai, e falai.

Os levitas eram santificados... Ou seja, o camarada acima, que acaba de oferecer sua filha e a concubina para serem “humilhadas”, e sem motivos, por um bando de estupradores, é um cara santificado... Os levitas ou da Tribo de Levi, eram como ministros do tabernáculo...


Números 8:21-22
Os levitas se purificaram e lavaram as suas vestes, e Arão os apresentou por oferta movida perante o SENHOR e fez expiação por eles, para purificá-los. Depois disso, chegaram os levitas, para fazerem o seu serviço na tenda da congregação, perante Arão e seus filhos; como o SENHOR ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram.

Este papo de purificação me lembra do massacre de Realengo, mas esta também é outra história... Mas estes eram os caras bons dentro do judaísmo... Os santificados... Imaginem os demais...


Esta é a palavra de deus... Este é o tratamento do povo de deus às suas mulheres... Acordem...

Carlos Sherman


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.