Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dez Pragas, Dez Fenômenos Naturais...




Evidências arquelógicas foram consideradas, por exemplo, por William Foxwell Albright, demostrando que as ditas Dez Pragas do Egito não passaram de catástrofes ecológicas, motivadas principalmente pela explosão do vulcão Santorini.

1. As águas do Nilo Tingem-se de Sangue ou maré vermelho.
A explosão do Vulcão Santorini espalhou cinzas por sobre o Egito. A lama e a fumaça que caíram sobre o rio torna quente a água do Nilo e provoca a reprodução descontrolada de algas pirrófitas que causam o fenômeno da maré vermelha colorindo as águas com cor de sangue.

2. Rãs Cobrem a Terra
A intoxicação das águas faz com que as rãs e sapos fujam do rio, espalhando-se por toda a região.

3. Piolhos Atormentam Homens e Animais
Com a morte de muitos animais, as carcaças podres proliferam grande quantidade de moscas, além delas existe também naquela região o maruim, piolhos.

4. Moscas Escurecem o Ar e Atacam Homens e Animais
Outro tipo de insecto, a mosca dos estábulos, transforma-se em praga, atacando todo tipo de mamífero que encontra.

5. Uma Peste Atinge os Animais
A peste equina africana e a peste língua-azul, doenças transmitidas pelo maruim, mataram a maioria dos mamíferos.

6. Pústulas Cobrem Homens e Animais
O mormo, uma doença equina que também ataca o homem, é transmitida pela mosca dos estábulos provocando úlceras na pele.

7. Chuva de Granizo Destrói Plantações
O granizo pode cair nas regiões desérticas do Mediterrâneo, embora seja um fenómeno relativamente raro. Misturado com raios, da a ilusão de ser saraiva. Também se supõe que proveio do encontro entre uma massa de ar quente e uma massa de ar fria que causa ventos, chuva forte, ou tempestades eléctricas, que os egipcios poderiam interpretar como chuva de fogo.

8. Nuvem de Gafanhotos Ataca Plantações
Após a tempestade, os ventos fortes mudaram o curso dos gafanhotos etíopes.

9. Escuridão Encobre o Sol por Três Dias
Uma tempestade de areia pode durar dias e é capaz de encobrir completamente a luz do Sol. É possível que o mesmo fenómeno que ocorreu com os raios tenha encoberto o Sol, devido às correntes de areia do deserto do Saara levantadas pelo vento.

10. Os Primogénitos de Homens e Animais Morrem
Com a escassez de alimentos, causada pela morte dos animais e peixes e a devastação das plantações.Cereais eram guardados em celeiros, ou abaixo da terra para serem protegidos da contaminação, mas já estavam contaminados por vestígios dos gafanhotos e/ou moscas dos estábulos, e junto com o forte calor os grãos podem desenvolver um tipo de fungo altamente tóxico. Como no Egito antigo os primogénitos (tanto humanos quanto dos animais) tinham a preferência na alimentação, uma tradição no egito antigo, tanto para homens quanto para animais(recebiam a primeira porção, logo a mais contaminada por ser mais vulnerável, e uma porção extra no final) como eram muitas toxinas, era possível a morte dos primogênitos.

E assim foi.

Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.