Pesquisar este blog

domingo, 25 de maio de 2014

O cinismo - pseudo-erudito - cristão


Servetius deve ter sido perseguido pela inquisição, mas encontrou a morte (creio que na fogueira) sob a protestante Genebra.
Curtir ·  · 
  • 5 pessoas curtiram isso.
  • Paulo Rodrigues A questão da inquisição foi mandada a 40 historiadores renomados, pelo Papa João Paulo II,para que a estudassem a fundo, sem os chavões costumeiros como esses aí do letreiro ("... eram despachadas ao inferno pela igreja..."). Os estudos prosseguem e os chavões também. A Igreja Católica nunca mandou ninguém para o inferno. É preciso estudar a fundo a questão da Inquisição e analisar bem as relações de Igreja com Estado na época da Inquisição e procurar saber o que foi a Inquisição realmente. O assunto é muito complexo para ser tratado aqui. Mas pede a honestidade que se evitem os chavões que bem identificam os ignorantes na matéria.
    8 h · Curtir · 2
  • Kallel Goulart da Mota Isso mesmo Carlos, acrescentaria tb que Galileu morreu em sua cama, recebendo extrema unção..rs
    6 h · Curtir · 2
  • Carlos Leger Sherman Palmer Paulo Rodrigues, isso é um disparate... Claro que está documentado que a igreja condenou pessoas à morte, torturou, condenou e matou milhares de pessoas. Giordano Bruno foi apenas um caso, existe o julgamento dos Templários, e Lutero foi condenado, embora tenha escapado... Escapado para depois condenar, juntamente com Calvino, Servetus à morte - tendo o cuidado de acorrentar o seu livros às suas pernas... Kallel, Galileu teve a sua vida arrasada pela igreja... A extrema unção não significou mais do que NADA. E, senhores, já que insistem em todo este cinismo, peço que leiam a bíblia... A morte aos infiéis está lá, e sem desculpas... E, senhor Paulo, o despacho para o inferno ou a própria 'infernização' do planeta, está devidamente documentado pelo epílogo crístico do Apocalipse. Mas essa é muito boa: "A Igreja Católica nunca mandou ninguém para o inferno. É preciso estudar a fundo a questão da Inquisição e analisar bem as relações de Igreja com Estado na época da Inquisição e procurar saber o que foi a Inquisição realmente."... Farei o serviço,e estamparei uma lista interminável de condenações e documentos.
  • Carlos Leger Sherman Palmer Vamos a uma palinha (excerto de um de meus livros):

    Com o ‘Malleus Maleficarum’ [‘Martelo das Bruxas’] (1487) nas mãos a Inquisição Católica fez a festa, vestindo de sangue a Idade Média – ou Idade das Trevas, quando a RELIGIÃO SUBMETEU A CIVILIDADE E
     O PENSAMENTO. Este marco da sandice humana, no melhor estilo Harry Potter - só que proibido para menores -, foi escrito e compilado no século XV pelos inquisidores Heinrich Kraemer e James Sprenger. Os autores deste manual da sordidez fundamentaram sua obra na bula papal ‘Summis Desiderantes’ – ‘sobre bruxaria’ [sic] -, emitida por Inocêncio VIII em 5 de dezembro de 1484. 
    Sprenger e Kramer foram nomeados para combater a bruxaria no norte da Alemanha, gozando de poderes especiais e com o Malleus nas mãos – muitas vidas seriam ‘marteladas’ para sempre: 

    “[...] os diabos procuram interferir no processo de cópula e concepção normal, obtendo sêmen humano e transferindo-o eles próprios.” 

    Esta é a ‘inseminação artificial’ demoníaca da Idade Média, e remonta a ninguém menos do que São Tomás de Aquino, que nos diz em ‘Sobre a Trindade’ que.

    “[...] os demônios podem transferir o sêmen que coletaram e injetá-lo nos corpos de outros.” - São Tomás de Aquino, Doctor Angelicus (‘Sobre a Trindade’)

    Seu contemporâneo, São Boaventura, nos dá mais detalhes: 

    “[os súcubos] se entregam aos machos e recebem o seu sêmen; com habilidade astuciosa, os demônios preservam a sua potência, e mais tarde, com a permissão de Deus, tornam-se íncubos e despejam o sêmen em repositórios femininos.” – São Boaventura

    São tantos os ‘detalhes’ que somos obrigados, em nome da razão – e da vergonha-na-cara -, a supor que estes ‘santos’ católicos, e doutores da igreja, estiveram bem perto destas “cópulas demoníacas”. Não teriam participado? O ‘espírito santo’ também trabalha na base da ‘inseminação artificial’, tendo ‘alegrado a vida’ de algumas personagens bíblicas como Sara e Maria, além da Maya a mãe de Buda – sendo que neste último caso, o ‘espírito santo’ possuía uma “tromba enorme”. 
    Mas, segundo os doutores da igreja, o assunto é sério, e estas ‘mulheres endemoniadas’ e suas vassouras voadoras devem ser combatidas pela ‘cruz’. E a linhagem segue, porque os frutos destas uniões demoníacas também produzirão uniões ímpias mediadas pelos demônios, e assim sucessivamente, por várias gerações, e entre várias espécies. Sagan nos alerta sobre tais devaneios, em sua magistral obra ‘Um Mundo Assombrado por Demônios – A ciência vista como uma vela no escuro’ (1986) - de onde pincei boa parte dos excertos que seguem:

    “E lembramos que essas criaturas são famosas por voar; na verdade, elas habitam o ar. Não há nave espacial nessas histórias. Mas a maioria dos elementos centrais das histórias de rapto por alienígenas está presente, inclusive os seres não humanos sexualmente obsessivos que vivem no céu, passam através de paredes, comunicam-se por telepatia e realizam experiências reprodutoras com a espécie humana. A não ser que nós acreditemos que os demônios realmente existem, como podemos compreender um sistema de crença tão estranho, adotado por todo o mundo ocidental (inclusive por aqueles considerados os mais sábios dentre nós), reforçado por experiências pessoais em todas as gerações, e ensinado pela Igreja e pelo Estado? Existe alguma alternativa real além de uma ilusão partilhada que se baseia nas ligações e na química do cérebro?”

    Mas o fato é que por conta das prescrições terríveis e infantis do Malleus, muitas seriam as vítimas, em sua maioria mulheres e crianças (3/4). Naquela que foi a última execução de ‘feiticeiras’ na Inglaterra, uma mulher e sua filha de apenas 9 aninhos foram ‘enforcadas’ – In Nomine Dei. O seu crime? Haver “provocado uma tempestade quando despiram as meias”. 
    Um terrível lapso intelectivo e lógico e uma conhecida falácia retórica: o Post Hoc Ergo Propter Hoc - ou ‘depois disso, então por causa disso’; ou ainda ‘Falácia da Falsa Causa’; ou ‘Non Causa Pro Causa’; ‘Correlação Coincidente’; ou Cum Hoc Ergo Propter Hoc - ou ‘Falácia da Variação Concomitante’.
  • Paulo Rodrigues Sr. Carlos, ímpetos voluntaristas não fazem ciência de nada. Podia poupar-se digitar tantas linhas afirmando e não provando nada. Sei que aqui não é lugar para tanto estudo e prova. Mas esses seus impulsos nada provam e só irritam. Só lhe digo que o sr. está atrasado séculos quando diz que a Idade Média foi "IDADE DAS TREVAS". ISSO JÁ FOI SUPERADO PELOS GRANDES HISTORIADORES E CIENTISTAS. DOU-LHE SÓ UM SUBSÍDIO PARA TIRAR A LIMPO. O livro do grande históriador americano, THOMAS E. WOODS JR., "COMO A IGREJA CATÓLICA CONSTRUIU A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL", Editora Quadrante, S.Paulo,2010, 220 p. Depois disso podemos falar. Fora disso é PERDA DE TEMPO. Bonne nuit.zzzzzzzzzz
  • Carlos Leger Sherman Palmer 'Impetos voluntaristas não fazem ciência de nada''??? E o seu fundamentalismo? Está em condições de falar em 'tornar-se ciente pela prova'? E o seu ímpeto, conduzido com o sem desfaçatez? Digitar tantas linhas? Que obviamente, em seu ato de fé, não serão lidas... Estou certo? E claro, a irritação... Sim este é um clássico da soberba religiosa... Só faltava mesmo agregar a 'irritação' o que realmente vem à sua mente: PUNIÇÃO... Grandes Historiadores? Que grandes historiadores? Convocados pelo papa? Você me faz rir... Eu estudo os grande historiadores... Superado pelo Cientistas???: Nunca debatemos tanto a religião - já que pensar não é suficiente para queimar vivo em suas piras doentias... A religião nunca foi tão debatida e escarnecida... Em que planeta você? A menos que considere por historiador e cientista - e devo acrescentar 'filósofo', escroques como Olavo de Carvalho!!! Que piada... Eres um fanfarrão: Editora Quadrante? Uma editora cristão, teológica? Você me crê um qualquer? Um imbecil? Estudei mais de 4.000 páginas de tratados verdadeiramente históricos sobre a Igreja Católica e a Inquisição... Perdi um pouco mais de tempo com você, afinal tenho mais obras pra citar: confira o maior estudioso bíblico, Barth Ehman; confira Michel Onfray, fundador da Universidade Livre da França; confira Sam Harris em 'O Fim da Fé' e 'Carta a Uma Nação Cristã'... Que tal Bertrand Russell? 'Pro que não sou cristão'... Jonathan Hill, 'História do Cristianismo', 'O Julgamento de Galileu', liberado pela biblioteca do vaticano, e a tradução dos 'Diálogos ' de Galileu - para entender como as coisas funcionavam por lá... Paul Veyne nos explica 'Quando o nosso mundo se tornou cristão' e a que custo... Confira o clássico 'A História das Religiões' de Mircea Eliade, em 3 volumes... Laurence Gardner nos explica em 'A Origem de Deus' sobre coo os assuntos eram tratados pela igreja... O 'Livro Negro do Cristianismo' de Jacopo Fo, Sergio Tomat e Laura Malucelli... Geofrey Blainey em 'Uma Breve História do Cristianismo, concorda comigo... Em 'Inquisição, o reinado do medo', Toby Green de Cambridge vai direto ao ponto... Christopher Tyerman de Oxford nos conta muito mais em 'A Guerra de Deus', em dois volumes, quase 1.200 páginas...
  • Carlos Leger Sherman Palmer Paulo Rodrigues, vejamos do que trata a 'Quadrante':

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.