Pesquisar este blog

sábado, 3 de novembro de 2012

Justiça, Misericórdia e Bondade...



Rolou um papo cabeça no Face... Raridade...


Marcelo Boaron publicou: Estava aqui pensando... Religiosos dizem que deus é justo e misericordioso. 
Mas nao existe a menor possibilidade de uma entidade ser justa e misericordiosa ao mesmo tempo, pq ser misericordioso é rejeitar completamente o senso de justiça. Ou seja, se vc mata alguem, e tem um deus misericordioso, vc será salvo, e terá seu pecado perdoado, mas isso está longe de ser justo. Ao passo que se vc vai pro inferno por algum pecado que tenha cometido, isso está longe de ser misericórdia. 
Quanto mais eu penso, menos faz sentido a ideia desse deus pregado por tantos anos. E como eu pude aceitar isso por anos na minha vida?


Marcelo Boaron: em outras palavras, um deus arbitrário nao é justo.

José Agustoni: E pessoas aceitarem como "justiça" qualquer coisa ilógica só porque dizem que vem de um deus é algo extremamente perigoso e estúpido. É o suicídio da razão.

Ândryh Leone: Caraio, faz tanto tempo que no visito mais o grupo, mas pelo que vejo... nada mudou!!!
Vc´s ainda discutem se Deus é ou no é, se Deus é bom ou mau??? Mas já que entrei nessa questão, vou dizer oq penso.Justiça e bondade, nada tem a ver, são bem diferentes!!!

José Agustoni: Bondade não é permissividade. E a justiça só não é boa para quem está do lado errado da lei.

Observei:

Rsrsrs, concordo com o Ândryh, duplamente, e também com o José Agustoni... Mas Marcelo Boaron, já que tocou no assunto, a misericórdia pode referi-se à penalidade... Mas concordo que justiça e bondade são temas distintos, e ambos 'devem' estar assentados sobre outras importantes discussões, como a natureza do comportamento humano - Genética, Etologia, Neurofisiologia... Não temos uma abordagem ética que esteja atualizada com o que já sabemos sobre o homem... Discutimos questões éticas baseados em no mínimo três falácias: 1. O homem é produto de meio; 2. A dualidade corpo e alma; 3. A doutrina do bom selvagem ou 'as minorias são melhores'...

Gostei do nível do papo... Um forte abraço a todos...

Carlos Sherman



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.