Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Universo Racionalista




Universo Racionalista
Astrônomos Amadores ajudam a Otimizar Imagens do Hubble.

Apesar de sua aparência, que se parece muito com inúmeras outras galáxias, Messier 106 esconde uma série de segredos. Graças a esta imagem, que combina dados do Hubble com observações feitas pelos astrônomos amadores Robert Gendler e Jay GaBany, eles se revelaram de forma inédita.

No seu coração, como na maioria das galáxias em espiral, há um buraco negro supermassivo, mas este é particularmente ativo. Ao contrário do buraco negro no centro da Via Láctea, que captura gás apenas ocasionalmente, o buraco negro de Messier 106 é um ativo devorador de matéria. As espirais de gás em direção ao buraco negro se aquecem e emitem radiação de forma poderosa. Parte da emissão a partir do centro de Messier 106 é produzida por um processo que é um pouco semelhante à de um laser, embora neste caso o processo produz radiação de microondas.

Bem como esta emissão de microondas de coração Messier 106, a galáxia tem uma outra característica surpreendente - em vez de dois braços espirais, parece ter quatro. Embora o segundo par de braços possa ser visto em imagens visíveis de luz como tufos fantasmagóricos de gás, como na presente imagem, eles são ainda mais proeminente em observações feitas fora do espectro visível, tal como os que utilizam raios X ou ondas de rádio.

Ao contrário dos braços normais, estes dois braços extras são compostos de gás quente, em vez de estrelas, e sua origem era inexplicada até recentemente. Os astrónomos pensam que estes braços, como a emissão de microondas a partir do centro da galáxia, são causados pelo buraco negro no coração Messier 106, e assim são um fenômeno totalmente diferente de uma galáxia normal, cheio de estrelas em seus braços.

Os braços extras parecem ser um resultado indireto de jatos de material produzido pela agitação violenta de matéria ao redor do buraco negro. Quando esses jatos viajam através da matéria galática, perturbam e aquecem o gás circundante, que por sua vez excitam o gás mais denso no plano galático e faz com que brilhem. Esse gás mais denso próximo ao centro da galáxia é mais "amarrado", e assim os braços parecem estar em linha reta. No entanto, as regiões mais externas da nuvem de gás são sopradas pela radiação por cima ou por baixo do disco da galáxia em direções opostas a partir do jato, de modo que o gás se curva para fora do disco produzindo os braços arqueados avermelhados vistos nesta imagem.

Apesar de carregar o nome dele, Messier 106 não havia sido descoberta (e nem catalogada)pelo renomado astrônomo do século XVIII Charles Messier. Descoberta por seu assistente, Pierre Méchain, a galáxia nunca foi adicionado ao catálogo durante sua vida. Junto com seis outros objetos descobertos, mas não registrados pelo par, Messier 106 foi postumamente adicionado ao catálogo Messier no século 20.

O astrônomo amador Robert Gendler recuperou imagens de M106 do arquivo do Hubble para montar um mosaico do centro da galáxia. Ele então usou suas próprias imagens de M106 bem como as de seu colega, o astrofotógrafo Jay Gabany, para combinar com os dados do Hubble em áreas onde havia menos cobertura e, finalmente, preencher os buracos e lacunas onde não existiam dados Hubble.

O centro da galáxia é composto quase inteiramente de dados do Hubble. Os braços espirais exteriores são predominantemente dados do HST colorizados a partir dos dados obtidos pelos telescópios de 31.75 cm de Gendler e de 50.8 cm de Gabany, localizados em locais remotos e escuros no Novo México, EUA.
Gendler foi recentemente premiado na competição de tratamento de imagens astrônomicas Hubble’s Hidden Treasures. Outro premiado, André van der Hoeven, entrou na competição com uma versão diferente da Messier 106, combinando dados do Hubble e dados NOAO.

fontes:
- http://www.spacetelescope.org/news/heic1302/
- http://www.robgendlerastropics.com/
- http://www.cosmotography.com/


Postado por APODman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.