Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de março de 2013

'A Vida é Tão Rara' - Lenine





'A Vida é Tão Rara' - Lenine

Publicaram:

"Marcelo Gleiser em sua entrevista com Marilia Gabriela diz ser muito pouco provavel que haja vida inteligente em outros planetas no universo. Alguem saberia explicar em que se baseia sua opiniao? Veja 16:5. Muito boa entrevista by the way. http://youtu.be/W9UDz-G-41w"

E vieram os comentários:

"Talvez pelo fato de ter demorado 3,5bi de anos para surgir na Terra, e também pelo silêncio cósmico que motivou o paradoxo de Fermi. Mas é uma visão bastante pessimista. Ignora os 10^22 planetas cuja formação se deu nas mesmas condições e elementos químicos, e a vantagem evolutiva proporcionada pela inteligência, que hora ou outra se manifestará pela aleatoriedade genética."

"Sim, pode ser apenas uma visao pessimista mas e' que ele fala como se houvessem razoes convincentes que levam a ter esta visao."

"Só pode ser opinião pessoal, 'não científica'. Ninguém pode afirmar o que existe e o que não existe. Quanto à vida, existe um modelo, que precisa ser falseado..."

Todos, excelente comentários, e decidi participar:

Na verdade não é uma questão de opinião pessoal... Ele não afirmou que não exista vida inteligente, mas disse apenas ser pouco provável: "a probabilidade de você viajar pelo universo e encontrar uma bactéria em outro planeta é muito alta, (..), mais a probabilidade de você encontra vida inteligente é muito baixa (..), não significa dizer que não exista, mas é muito pouco provável"... E na verdade tudo indica que realmente seja improvável....Isso porque a estrita cadeia de contingências que nos trouxe à vida inteligente parece ser realmente RARA - o que é bem diferente de ÚNICA... Rema contra esta afirmação plausível, o fato de que dispomos de muitos 'dados para jogar', da ordem de 10^22... De forma que a vida é altamente provável, a vida inteligente muito menos, e a vida inteligente 'contatável' aí sim seria muito improvável - em função da 'raridade x localização x lapso de tempo'... Muito mesmo...

Carlos Sherman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.