Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

SOL...


Vídeo da Nasa reúne três anos de belas



 imagens do Sol


Compilação comemora aniversário do SDO, projeto que monitora a estrela.
Período teve grande atividade, com muitas tempestades solares.

Do G1, em São Paulo
201 comentários
Nasa divulgou nesta terça-feira (23) um vídeo que reúne três anos de imagens do Sol registradas por um equipamento desenvolvido especialmente para estudá-lo. O vídeo foi feito para comemorar o aniversário do projeto Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), que analisa fenômenos como manchas e tempestades solares.
O SDO fica na órbita da Terra, acima da atmosfera, de forma que ela não interfere na observação e capta uma imagem do Sol a cada 12 segundos, em dez comprimentos de onda diferentes. A abrangência permite observar melhor os diversos tipos de raios do Sol, incluindo os ultravioletas. No vídeo, foram inseridas duas imagens para cada dia de funcionamento do aparelho.
O Sol está no pico de sua atividade, dentro de um ciclo que dura 11 anos. Isso significa que há mais erupções, que podem ser vistas claramente nas imagens. Na Terra, esses fenômenos geram tempestades geomagnéticas que causam auroras nas regiões polares e podem interferir com o funcionamento de rádios.
Imagem combina 25 fotos feitas pelo SDO em diferentes momentos (Foto: NASA/SDO/AIA/S. Wiessinger)Imagem combina 25 fotos feitas pelo SDO em diferentes momentos (Foto: NASA/SDO/AIA/S. Wiessinger)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.