Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Explorando o Espaço



Super Telescópio VST

Hubble Site



Anote:


1. Maior telescópio do mundo tem orçamento aprovado
Uma auditoria externa confirmou que o E-ELT pode ser efetivamente construído com o orçamento proposto de 1 bilhão e 82 milhões de euros;

2. Radiotelescópios farão estudos inéditos sobre explosões solares
Um grupo brasileiro liderou a instalação de um sistema de dois radiotelescópios inéditos no mundo, voltados para a observação das explosões solares.

3. ESO e Chile assinam acordo para maior telescópio do mundo
O acordo entre o ESO e o governo chileno inclui a doação de terreno para o telescópio, uma concessão de longo prazo para estabelecer uma área protegida ao seu redor e ainda o apoio do governo chileno na instalação do E-ELT.

4. Telescópio ALMA divulga sua primeira imagem
O longamente aguardado telescópio ALMA, o telescópio terrestre de maior altitude já instalado, entrou finalmente em operação.

5. Telescópio voador decola a bordo de um 747
O projeto é antigo, mas os desafios tecnológicos foram maiores do que o esperado, e agora o Sofia começou a fazer observações científicas sistemáticas.

6. Brasil e Argentina querem construir radiotelescópio Llama
O Brasil e a Argentina poderão construir, em parceria, um novo radiotelescópio, capaz de realizar pesquisas em todas as áreas da astronomia.

7. Radiotelescópio ALMA está pronto para iniciar fase científica
O Alma é um radiotelescópio móvel, formado por 66 antenas que podem ser rearranjadas em configurações de 150 metros até 15 quilômetros quadrados.

8. Radiotelescópio espacial será maior do que a Terra
A Rússia lançou na madrugada de hoje o radiotelescópio espacial Spectrum-R, ou Spektr-R, resultado de uma colaboração internacional de mais de 20 países.

9. Câmera de 1 bilhão de pixels fará mapa 3D da Via Láctea
O observatório Gaia terá dois telescópios, para gerar uma visão "estéreo", fazendo um mapa 3D das nossas vizinhanças da Via Láctea.

10. Telescópio Hubble faz sua milionésima observação
A milionésima observação do Hubble foi feita em busca de água na atmosfera de um exoplaneta a 1.000 anos-luz de distância.

11. China começa a construir maior radiotelescópio do mundo
Prometendo transformar a radioastronomia, começou a ser construído o FAST, um radiotelescópio com a maior antena da Terra, medindo quinhentos metros de diâmetro.

12. Telescópio VST estreia super câmera de 268 milhões de pixels
Por trás de enormes lentes que garantem a melhor qualidade de imagem possível, está a OmegaCAM, construída em torno de 32 sensores CCD, selada a vácuo, capaz de criar imagens de 268 milhões de pixels.

13. Telescópio Hubble comemora 21 anos com galáxia em formato de rosa
As descobertas do Hubble revolucionaram quase todas as áreas de pesquisa astronômicas, da ciência planetária à cosmologia.

14. Telescópio terá escudo com Fator de Proteção Solar de 1.000.000
O escudo solar do telescópio espacial funcionará exatamente como um guarda-sol de praia, mas seus sensíveis instrumentos precisarão de uma proteção bem mais rigorosa.

15. Telescópio Espacial Kepler terá upgrade de software
A atualização de software aumentará substancialmente a capacidade do telescópio para descobrir planetas com as dimensões da Terra e mesmo planetas ainda menores, o que era considerado muito difícil até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.