Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2012

Vida Extraterrestre


http://www.abc.net.au/science/articles/2012/04/13/3476970.htm
http://ijass.org/PublishedPaper/year_abstract.asp?idx=132

E ai quem achava que a vida é ultra rara, acontecimento único que nos faz especiais ao longo do Universo, cadê seu deus agora?!? :D Teremos só que confirmar, e depois achar também em Europa!

www.abc.net.au
New analysis of 36-year-old data, resuscitated from printouts, shows NASA may have found life on Mars.

 ·  ·  ·  · há 5 horas

  • Você curtiu isso.

    • Carlos Leger Sherman Palmer A vida não é rara... De forma alguma... Achamos gelo e vapor de água em Encélado, Lua de Saturno...
      há 5 horas ·  ·  1

    • Pedro Pinheiro E Europa? Com seus oceanos imensos abaixo da crosta congelada deve existir toda uma gama de seres! Tudo é uma questão de tempo, e de procura.
      há 5 horas ·  ·  1

    • Carlos Leger Sherman Palmer Vai rolar geral, rsrsrsrs...
      há 3 horas · 

    • Marcelo Mazocco É igual quando acharam o rosto em Marte, pra não falar da bizarrice de procurar provas matemáticas de vida numa rocha de 38 anos.
      "Critics counter that the method has not yet been proven effective for differentiating between biological and non-biological processes on Earth so it's premature to draw any conclusions."

      A temperatura média de Encélado é de -198ºC e a de Europa é de -171,15ºC, o que tornaria extremamente difícil, senão impossível, uma reação química entre moléculas orgânicas para a sua ploriferação.

      Marte é composto por 95,72% de dióxido de carbono, 2,7% nitrogênio, que são proporções completamente diferentes da Terra e mais difíceis de sustentar a vida. Além que a temperatura média é de -50ºC. Ou seja, se foi difícil surgir vida na Terra, vai ser no mínimo 1000 vezes mais difícil surgir vida em Marte.

      Então a gente ainda continua sem a menor pista de alguma chance de vida extraterrestre. O resto é crentisse de vocês.

      E toda forma de vida é complexa, a fazendo especial. Qualquer deus terrestre mal previa inúmeros acontecimentos espaciais que só a física do século 20 foi capaz de prever. É evidente que crenças estão restritas ao período histórico em que foram criadas, então podemos tirar deuses da discussão sobre vida extraterrestre.

      há 3 horas · 

    • Marcelo Mazocco Nos oceanos congelados e centros de planetóides não há a influência externa da energia irradiada pelo sol. É consideravelmente impossível gerar vida em sistemas fechados assim, inclusive porque a física prevê o aumento da entropia e não o contrário, quando não há interferência externa.

      E mesmo que haja uma mínima, ínfima chance de ter ocorrido vida em sistemas assim, essa chance é tão radical e difícil que provavelmente demoraria MUITO MAIS TEMPO que demorou pra surgir vida aqui na terra.

      há 3 horas ·  ·  1

    • Pedro Pinheiro E as bactérias extremófilas que sobrevivem nas fossas abissais alimentando-se e aquecendo-se dos vulcões ativos?
      E as estimativas sugerem que a vida surgiu só 500 mi de anos depois da formação da Terra. Isso não me parece algo difícil de acontecer. A passagem de unicelular para pluricelular sim foi algo mais complexo, que demorou 3 bi de anos. O sistema solar existe há 5 bi, acho que é tempo suficiente. Veremos no futuro... quer apostar o que?

      há 2 horas ·  ·  1

    • Pedro Pinheiro ‎:D
      há 2 horas · 

    • Willian Souza Bernardes Seres estritamente rudimentares, até mais do que os que existem aqui na terra, poderiam sobreviver nesses ambientes agrestes. Sabemos que no passado a Terra era bem inóspita também__ por isso no início as formas de vida que existiam eram rigorosamente rústicas, alcançando a evolução com os poucos recursos que estavam disponíveis naquele lapso. Com o passar do tempo a Terra foi se tornando mais hospitaleira, possibilitando a proliferação de formas de vida extremamente complexas. Isso pode ocorrer indubitavelmente em outros mundos.
      há 2 horas · 

    • Marcelo Mazocco Essas bactérias não surgiram lá. Elas foram adaptadas por processos bem complexos, baseadas em bactérias que já haviam surgido na superfície, com todas as condições necessárias ao seu surgimento.

      Vulcões ativos gerando energia suficiente pra que a vida surja em planetoides extremamente menores que a Terra, é algo a ser desconsiderado.

      A vida na terra surgiu por causa de suas condições ideais e a grande fonte de energia, o Sol, além de raios e ventos e tudo mais necessário. Marte é o próximo provável de ter alguma forma de vida, mas como eu já disse, a disposição de elementos lá é algo a ser considerado ao surgimento inicial da vida. Ainda existem fatores agravantes, como as tempestades de areia e os níveis extremos de radiação, por conta da atmosfera rarefeita, por sua vez por conta do tamanho menor do planata.

      Agora pega esses 500 milhões de anos que foram necessários pro surgimento das primeiras moléculas auto-replicáveis e multiplica pelo grau de dificuldade que seria surgir vida num ambiente complexo como o fundo de um oceano congelado num planetoide com tão pouca fonte de energia e gravidade, e tão baixa temperatura. O tempo pro surgimento da vida em si vai ser maior que 5 bi.

      Poucos recursos? Haviam ali todas as moléculas orgânicas necessárias pra a vida, energia vinda do sol e raios e tempo pra que reações aleatórias ocorressem... até onde a gente saiba, é basicamente só isso o necessário pro surgimento da vida. Esses fatores não são presentes nos outros locais levantados por vocês aqui.

      Mas vocês tão com uma certeza enorme que há vida em qualquer pedra voando pelo espaço. Até hoje nenhuma evidência sequer nos levou a crer nisso e vocês tão agindo contra o conhecimento científico. Isso é crentisse. Já existem religiões que rezam pra alienígenas, vcs poderiam se juntar a elas.

      Pedro, eu aposto com você que não há vida no sistema solar, dadas as condições. Considero possível a vida nas mesmas condições da Terra em outros sistemas distantes, mas ser possível não quer dizer que de fato ocorreu. Vale lembrar o quão frágil é manter uma forma de vida por tempo suficiente pra dizer que ela existiu (10 anos não é nada). Uma mudança climática, um cometa, uma variação térmica elevada, radiação intensa, falta de matéria prima, um vulcão, uma tempestade de areia, um período de rotação elevado e diversos outros fatores acabariam com qualquer molécula com potencial à vida no universo.

      Mas enfim... o que importa é que enquanto não existe evidencia alguma, e até especulações mal se sustentam sobre isso. Então podemos só considerar uma probabilidade estatística aleatória e nada mais, como eu já disse. Vcs estão agindo de um jeito que eu não considero racional. Sério mesmo.

      Agora deixa eu estudar q eu ganho mais com isso. Fui.

      há ± 1 hora · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer Marcelo para esclarecer, a Terra tem mais CO2 do que Marte, e isso contribuiu para a vida na Terra, porque o CO2 contribuiu elevando a temperatura de nossa troposfera... Só para esclarecer... Os 95,72% não é um dado relevante, pelo fato de Marte ter uma atmosfera muito fina... Somente para esclarecer este ponto... Não estou discordando de sua abordagem... Mas este dado, não interpretado, pode induzir a erro....
      há 44 minutos · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer Depois, quero pontuar que 'crendisse' se escreve com 'c', mas este 'crendice de vocês', precisaria ser especificado... Não creio em nada... E que isso fique bem claro... Se tem acompanhado as discussões saberá disso... Obviamente que ver 'rosto' na superfície de Marte nada tem a ver com encontrar seres vivos... Sua comparação não procede... Mas, o mesmo ceticismo, e os meus estudos e investigações conduzem à mesma conclusão que você... Existe o 'barato da vida extraterrestre'... Não embarco nessa, mas isso não me impede de consultar a Royal Society of London, ou a Science, Nature, em busca de novas descobertas...
      há 40 minutos · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer O artigo publicado é bastante cauteloso, e deixa claro que faltam estudos, investigação, etc... Não vejo problema... Existem algumas evidência, mas precisaremos de provas, e fatos científicos... É diferente da especulação vazia sobre extra-terrestres e rosto em Marte... Espero que reconsidere, porque realmente não procede...
      há 36 minutos · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer Sobre a excelente argumentação: "Nos oceanos congelados e centros de planetóides não há a influência externa da energia irradiada pelo sol. É consideravelmente impossível gerar vida em sistemas fechados assim, inclusive porque a física prevê o aumento da entropia e não o contrário, quando não há interferência externa.
      E mesmo que haja uma mínima, ínfima chance de ter ocorrido vida em sistemas assim, essa chance é tão radical e difícil que provavelmente demoraria MUITO MAIS TEMPO que demorou pra surgir vida aqui na terra."; coincide com a minha visão... Acho que não existe motivos para especular tanto até que alguma prova seja encontrada...

      há 33 minutos · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer Mas o Pedro capricha: " E as bactérias extremófilas que sobrevivem nas fossas abissais alimentando-se e aquecendo-se dos vulcões ativos? E as estimativas sugerem que a vida surgiu só 500 mi de anos depois da formação da Terra. Isso não me parece algo difícil de acontecer. A passagem de unicelular para pluricelular sim foi algo mais complexo, que demorou 3 bi de anos. O sistema solar existe há 5 bi, acho que é tempo suficiente. Veremos no futuro... quer apostar o que?"; e eu desconhecia esta informação... Excelente ponto... Mas a aposta é ridícula, rsrsrsrsrs....
      há 32 minutos · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer Aí, o Marcelo Mazocco capricha mais ainda, e fecha: "Mas enfim... o que importa é que enquanto não existe evidencia alguma, e até especulações mal se sustentam sobre isso. Então podemos só considerar uma probabilidade estatística aleatória e nada mais, como eu já disse. Vcs estão agindo de um jeito que eu não considero racional. Sério mesmo."...
      há 29 minutos · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer Concordo com o Marcelo Mazocco, vocês sabem que esta também é a minha posição, como base no que entendo, nas evidências e provas que dispomos... Sem evidências, provas, uma proposição não merece ser acolhida, ou estudada... Precisamos de alguma motivo para dedicar tanta atenção a este tema... Existem pesquisas de ponta nesta área, mas enquanto não temos nada, as especulações podem soar vazias... Mais um diálogo de alto nível... Só achei que poderia ter havido mais 'ternura' por parte do Marcelo... Afinal, foi um excelente debate... Aprendemos todos... Aprendi muito...
      há 24 minutos · 



    • Marcelo Mazocco Não precisava ter reescrito tudo q a gente disse Oo

      Eh, eu podia ser mais amoroso. Tenho andado estressado por causa de debates no meu curso atualmente.

      E eu escrevi cren T isse. Coisa de crente. O Chrome não me corrigiu, e ele geralmente tá certo xD
      Quis dizer que parece que vocês tem fé que exista vida alienígena.

      Agora vou fazer meu trampo da facul pq eu to fudido aqui...

      há 16 horas ·  ·  1

    • Sergio Ortiga Bom o problema é que se não encontramos vida em mais lugar nenhum o argumento deles é: "Somos especiais só tem vida aqui e é por causa de Deus - Chupa Ateu!!!!!" mas se a vida for encontrada em abundância, muda para "Tá vendo babaca? Deus é foda!!! Tem vida espalhada pelo Universo todo, a sua ciência é que era incompetente em reconhecê-la. Chupa Ateu!!!!" - neste contexto fica impossível tentar argumentar alguma coisa....
      há 15 horas ·  ·  1

    • Pedro Pinheiro O grande problema é a formação da vida.. eu acho que não é tão difícil assim, com os ingredientes certos. O Marcelão e Carlos acham que é difícil, quase impossível. Só vamos saber quando se procurar fisicamente, com sondas no local. E vamos parar de debater esse tema, não tem como especularmos eternamente sobre algo que é uma das fronteiras do conhecimento humano. E bem lembrado Sérgio. O papa, que é muito esperto, já se pronunciou que se encontrarmos vida em outros planetas, isso só aumentaria a glória de Deus. Eles se aproveitam de todas as situações.
      há 9 horas ·  ·  1

    • Marcelo Mazocco aauhauahuahauha
      Não falei? Eles acreditam nisso, óbvio que vão tentar encaixar o conhecimento novo ao que eles acreditam.
      É só falar pra eles o que eu falei, do contexto histórico da bíblia. Na verdade nem os dinossauros estão previstos nela. Não sei como o povo ignora isso...

      há 8 horas ·  ·  1

    • Carlos Leger Sherman Palmer Isso se chama 'jogar tênis sem rede'... E quem marca os pontos são os 'xamãs', de qualquer agremiação...
      há 10 minutos · 

    • Carlos Leger Sherman Palmer Considero a vida possível e relativamente abundante... Afinal, praticamente toda a massa do universo está composta pelos ingrediente que compõe a vida na Terra - H, O, C, N - de forma que devo considerar que em 10^22 estrelas, possam haver 10^23 planetas e satélites, com elevadíssima chance de vida... Mas a estatística joga no sentido inverso se considerarmos que ele precisaria estar aqui, em nosso Sistema Solar, logo ali, e no mesmo lapso de tempo, e ter passado por caminhos extremamente complexos que conduzem à 'tecnologia complexa'... Isso sim seria achar uma agulha em um palheiro cósmico, com os olhos vendados, e três segundos... Não considero razoável... Não descarto a possibilidade, mas precisarei de mais elementos para dedicar mais tempo ao tema... Por enquanto, como já comentei, me preocupo mais que esta busca frenética - apesar da importância da descoberta, como bem disse o Pedro em outro papo - tenha contornos deveras ficcionais, e porque não dizer 'um rasgo de crença'... É neste sentido que procuro me policiar, porque efetivamente o assunto é bombástico... Só não quero com isso, dinamitar o meu ceticismo... Mas ressalto mais uma vez, o elevado nível deste papo, e obrigado aos dois - Marcelo Mazocco e Pedro Pinheiro - porque aprendi um pouco mais... FIAT LUX...
      há ± um minuto · 


    • Carlos Leger Sherman Palmer Marcelo. reescrevi os melhores momentos - e não tudo - para ajudar a quem está pegando o bonde andando, e não precisar redigitar o que concordava e o que não concordava... Só isso... E sobre o stress isso acontece muito, estamos estressados com uns e descarregamos em outros... Por exemplo posso estar em um debate com um crente, e depois vou a outro debate e mantenho o mesmo tom, e na verdade os interlocutores são outros, o nível do debate é outro... Faz parte da vida, administrar estas situações... Mas você já está fofo e amoroso, rssrsrsrs, além de genial... Valeu brother, valeu galera....
      alguns segundos atrás · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.