Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

Eli Vieira - Feliz Aniversário




Eli Vieira - Feliz Aniversário...

Como fechei meu perfil para publicação de menções, botem aqui suas felicitações ou lamentos por eu ter completado 26 voltas em torno do Sol desde que parei de compartilhar a circulação sanguínea da minha mãe.

Uma história que sempre conto no meu aniversário é sobre a Supernova SN 1987A (fiz isso dois anos atrás: http://www.elivieira.com/2011/03/o-aniversario-e-supernova.html ). Ela é um ponto de luz que apareceu no céu um mês antes de eu nascer, e estava em pico de luminosidade quando nasci.

Este ponto de luz foi a explosão de uma grande estrela na nebulosa da Tarântula, há 168 mil anos atrás. Esta explosão foi tão distante que a luz, em sua velocidade sem par neste universo, precisou viajar todo este tempo para ser vista aqui.

Então esta observação de 1987 é como se fosse uma foto de um evento de 168 mil anos atrás. Neste passado remoto outra coisa estava acontecendo (ou possivelmente se completando): o nascimento da humanidade no leste da África.

Então, quando a estrela explodiu, a humanidade nascia, e quando a notícia da explosão chegou aqui, eu nascia.

A SN 1987A foi uma observação muito importante, que ajudou os astrônomos a concluírem que é neste tipo de evento que as estrelas espalham pelo universo os elementos mais pesados que o hidrogênio, inclusive os mais importantes para a vida como Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e os metais. Sem as supernovas provavelmente não haveria planetas telúricos (como a Terra) e seres vivos.

Então comemoro primeiro os 26 anos desta importantíssima observação, depois reflito sobre os 26 anos da minha humilde existência. É bom estar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.