Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Giordano Bruno...



(Ele antecipava um século, aqui... Onde ardia o fogo...)


Giordano Bruno (Nola, 1548 — Roma, Campo de Fiori, 17 de fevereiro de 1600) foi um teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano italiano, condenado à morte na fogueira, pela Inquisição romana (Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício), por heresia. É também referido como Bruno de Nola ou Nolano.

Ao contrário do que se pensa comumente, Giordano Bruno não foi queimado na fogueira por defender o heliocentrismo de Copérnico. Um dos pontos chaves de sua cosmologia é a tese do universo infinito ou povoado por uma infinidade de estrelas, como o Sol, e por outros planetas, nos quais, assim como na Terra, existiria vida inteligente. Sua perspectiva se define a partir das idéias de Nicolau de Cusa, Copérnico e Giovanni Battista della Porta.

Giordano Bruno aceitou sua morte com galhardia e dignidade, e ao receber sua sentença de morte, disse como firmeza inabalável: 


Forse con più timore pronunciate la sentenza contro di me di quanto ne provi io nell’accoglierla”... Talvez sintam mais medo da sentença proferida contra mim, do que eu em aceita-la...

Giordano Bruno, o nome da Liberdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.